segunda-feira, 7 de abril de 2008

Verruga ou não verruga: eis a questão!

Falei, alguns posts atrás, sobre o problema da calvície precoce em músicos. Agora, neste momento orkútis, internet, a manicure-vedete, faço outra reflexão, desta feita, sobre um fenômeno que me intriga do mesmo modo: a presença de verrugas nos rostos das jovens atrizes. Não me recordo de ter visto, no rosto de uma Ava Gardner, de uma Rita Hayworh, de uma Heddy Lammar, muito menos de uma Ingrid Bergman, uma única verruga sequer. E, mesmo depois da golden age de Hollywood, nunca vi nada parecido no semblante de Diane Keaton, por exemplo, ou no de, mais para cá, Naomi Watts... Agora, reparem em Natalie Portman. Ou aqui, no Brasil, aquela filha da Angela Leal...Mas com homens também: apesar de Cary Grant apresentar uma pinta cabeluda na face, a profusão de verrugas nos rostos masculinos deu-se depois de Kevin Costner. Será que foi por isto que ele sabotou Madonna?! Não que eu tenha nada contra verrugas. Ao contrário, elas me exercem certo fascínio. Tanto que escrevi uma hitória pra criança, intitulada "O ladrão de verrugas." O problema é justamente este. Elas me atraem tanto a atenção que não consigo me concentrar em mais nada. Então, não posso ver filme com atores ou atrizes portadores de verrugas, porque não consigo acompanhar a narrativa, tão fixada fico nelas. No caso de um intelectual, de um escritor, isto não tem a menor importância. Margueritte Yourcenar que o diga. Mas a gente não lê romances, pensando nem na cara, nem nas verrugas do autor. Não sei se isto é influência da corte dos Luíses, de volta nesta corte sem luzes, ou se praga do Álvaro Vale, mas a juventude anda apresentando uma profusão de verrugas nunca dantes testemunhada. E eu temo por minha saúde mental, porque sinto ganas de pular em cima de uma verruga e lhe arrancar o pêlo, quando vejo na tela do cinema. Minha obsessão por esta cartilagem é tão forte, que já houve uma época em que pensei em fazer, em sociedade com Patrícia Wuillaume, um cabeleireiro de pintas cabeludas. Ficamos horas concebendo cortes: chanel, rasta, moicano...e, no caso da verruga, uns dreads também cairiam bem. Poranto, eu rogo às atrizes e atores que extraiam suas verrugas, para que eu, cinéfila inveterada, possa ver filmes sem a aflição ameaçadora desta visão tentadora. Obrigada!

2 comentários:

Servio Tulio disse...

Hahahaha! Me lembro de uma senhora lá em Bom Jesus que fazia simpatia para tirar verrugas. Era um processo muito complicado. E ela fazia isso de graça. Não era uma profissão. Era a missão dela neste planeta, eu acho. As pessoas faziam fila no portão da casa e ela atendia a todos na varanda. Eu nunca fui. Tinha medo. Minha tia foi e disse que funcionou. Se ela estiver viva, pode ser que Hollywood a contrate!

luiscapucho disse...

é muito fácil tirar verrugas. É só pingar sobre ela, todos os dias pela manhã, um pouco de leite de mamão. Ela descasca e some.